Ligação Iônica

31/12/2009 01:15

Para entendermos uma ligação iônica, devemos saber o que são íons.

Íons são átomos com cargas, ou seja, o átomo doou ou recebeu elétrons, e isto faz com que ele não tenha uma configuração eletrônica de um átomo no seu estado fundamental (carga zero), no caso de um átomo que doou seu elétron, denominamos CÁTION, e no caso do átomo que recebeu elétron, denominamos ÂNION.

Então um CÁTION tem carga positiva, e um ÂNION tem carga negativa.

Agora sim podemos entender melhor uma LIGAÇÃO IÔNICA:

Uma ligação iônica é consequência da atração eletrostática entre íons com cargas opostas, como se fossem "ímãs", isto faz com que este tipo de ligação seja muito forte, uma vez que o átomo que está com sua carga positiva (Cátion), atrai mais fortemente o elétron do átomo que esta com sua carga negativa (Ânion). Este tipo de ligação libera muita energia, sendo geralmente processos exotérmicos.

Um exemplo simples de ligação iônica é visto no Cloreto de Sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha, neste caso o sódio (Na) é um cátion, Na+ e o Cloro (Cl) é um ânion, Cl-, assim existe a atração eletrostática entre estes íons formando o Cloreto de Sódio.

 

É importante lembrar que assim como nos ímãs, os átomos de cargas opostas se atraem, mas também átomos com cargas de mesmo tipo se repelem, não gerando uma ligação, e sim uma repulsão.