Teoria de Repulsão dos Pares Eletrônicos de Valência (TRPEV)

03/06/2010 15:10

PODE-SE ENCONTRAR A TEORIA DE REPULSÃO DOS PARES ELETRÔNICOS DE VALÊNCIA (TRPEV), REPRESENTADA DA FORMA VSEPR, TRATA-SE DO MESMO ASSUNTO, MAS A SEGUNDA FORMA DE ABREVIAÇÃO VEM DO INGLÊS: VALENCE SHELL ELECTRON PAIR REPULSION THEORY.

O modelo VSEPR, pode nos mostrar a forma de uma molécula, para isto temos:

*Modelo VSEPR básico

*Moléculas com Pares isolados de elétrons no átomo central

*Moléculas Polares

-MODELO VSEPR BÁSICO: Neste modelo podemos saber qual o ângulo de ligação em uma molécula e também descobrir sua forma geométrica, devemos sempre lembrar que não vivemos em um mundo onde todas as coisas podem ser descritas em um plano, ou seja, em uma folha de caderno por exemplo, devemos ter o cuidado de imaginar as ligações químicas e as formas geométricas em três dimensões, pois é assim que elas existem.

As estruturas de Lewis são representações em duas dimensões das ligações entre os átomos, mas não pode nos dizer o arranjo destes átomos no espaço, o modelo VSEPR amplia a teoria de Lewis, para explicar a forma das moléculas,adicionando regras que explicam os ângulos de ligação.

O que faz com que se tenha um ângulo de ligação em uma molécula é a capacidade dos pares de elétrons em se arranjar de forma a ficarem o mais afastados possível uns dos outros, diminuindo assim a repulsão entre eles. (lembrando que esta repulsão é devido aos elétrons possuirem um mesmo tipo de carga, negativa).

Podemos então definir uma primeira regra do modelo VSEPR, que é: as regiões de altas concentrações de elétrons se repelem, e para reduzir ao máximo essa repulsão, elas tendem a se afastar o máximo possível, mantendo a mesma distância do átomo central.

Após identificar os arranjos de elétrons na molécula, é determinada a posição dos átomos e assim pode-se identificar a forma da molécula, dando-lhe um nome de acordo com esta forma definida.

Alguns exemplos de formas geométricas de moléculas são: